Em cena: as adaptações cinematográficas de 2016

Faltam apenas 4 dias para 2016 chegar ao fim! E já entramos naquele clima de retrospectiva, refletindo sobre tudo que realizamos neste ano e, claro, fazendo infinitas promessas para os próximos 12 meses, não é?

Nessa onda de “recordar é viver”, decidimos lembrar das adaptações de livros que ganharam as telonas do cinema esse ano e fizeram muito sucesso, principalmente, aqui no Brasil.

Assim, selecionados seis filmes que fizeram a alegria dos leitores e apaixonados pela sétima arte. Mas, como de costume, fica a pergunta: o livro é melhor que o filme? Ou seria o contrário?

O regresso

Estreia no Brasil: 4 de fevereiro

Diretor: Alejandro González Iñárritu

Autor: Michael Punke

O filme O Regresso foi lançado nos Estados Unidos ainda no final de 2015, mas só chegou aos cinemas brasileiros no início deste ano. O sucesso do longa entre o público e os críticos foi tão grande que o filme recebeu 12 indicações ao Oscar 2016, levando os prêmios de Melhor Diretor, Melhor Fotografia e garantindo o tão falado e esperado Oscar de Melhor Ator à Leonardo DiCaprio.

Como Eu Era Antes de Você

Estreia no Brasil: 16 de junho

Diretor: Thea Sharrock

Autor: Jojo Moyes

Se existisse um prêmio para a adaptação cinematográfica que mais levou o público às lágrimas, Como eu era antes de você ganharia com folga. Na semana de lançamento do filme nos cinemas americanos, o livro que deu origem ao longa ocupava a 141ª posição entre as obras mais vendidas segundo o jornal diário Usa Today; no entanto, com o sucesso do filme, o livro saltou para o terceiro lugar.

O Lar das Crianças Peculiares

Estreia no Brasil: 29 de setembro

Diretor: Tim Burton

Autor: Ranson Riggs

O filme é baseado no livro O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Em seu final de semana de estreia nos cinemas brasileiros, o longa levou mais de 461 mil pessoas aos cinemas de todo o país. Contudo, esse mesmo sucesso não foi repetido nos EUA, país de origem do filme.

Inferno

Estreia no Brasil: 13 de outubro

Diretor: Ron Howard

Autor: Dan Brown

Inferno, escrito pelo renomado autor Dan Brown, é o quarto volume da saga que narra as aventuras de Robert Langdon. No entanto, esse é o terceiro livro adaptado para as telonas – depois de O Código da Vinci e Anjos e Demônios. Assim como o livro, o filme foi um verdadeiro sucesso e rumores dão conta de que as aventuras vão prosseguir no cinema: O símbolo perdido deve ser o próximo da lista a ganhar as telonas.

A Garota no Trem

Estreia no Brasil: 27 de outubro

Diretor: Tate Taylor

Autor: Paula Hawkins

O livro A Garota no Trem, lançado em 2012, foi líder de vendas nos países em que foi publicado logo nos primeiros dias, sendo a obra que mais rápido se tornou um best seller em toda a história da humanidade. Devido a esse sucesso, os direitos do livro foram comprados para o cinema, o que impulsionou ainda mais as vendas da obra impressa.

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Estreia no Brasil: 17 de novembro

Diretor: David Yates

Autor: J.K. Rowling

Animais Fantásticos e Onde Habitam estreou na segunda quinzena de dezembro deste ano. O filme não é uma sequência da saga Harry Potter, mas pegou carona nas aventuras do bruxo mais famoso do mundo, levando milhares de pessoas às salas de cinema. A produção agradou os fãs de HP e é o único filme dessa lista entre as 10 maiores bilheterias de 2016 nos cinemas brasileiros, ocupando a décima posição.

 

Mineiro, jornalista, escorpiano, leitor de boas histórias, amante de práticas saudáveis, apaixonado pela natureza e por boas vibrações.

Deixe uma resposta