Feiras Literárias em 2017

Embalado pela empolgação de ter participado do Festival Literário de Poços de Caldas, eu busquei por outros eventos semelhantes que estão marcados para acontecer em diversas regiões do Brasil ao longo deste ano. Encontrei alguns que, por sinal, parecem ser bem interessantes e oferecem uma vasta programação aos apaixonados pela leitura. Confira se um deles acontecerá próximo da cidade onde mora e se programe para participar!

1 – Feira do Livro de Resende

A Feira do Livro de Resende, na região sul do estado do Rio de Janeiro, chega a sua 3ª edição neste ano e está programada para acontecer entre os dias 8 e 11 de junho. A escritora, professora, teatróloga e poetisa Anália Franco será homenageada no evento por seu importante papel no desenvolvimento da educação brasileira, fundando mais de 70 escolas.

Anália escreveu diversos livretos voltados à educação das crianças e às escolas, bem como peças de teatro e alguns romances. A FLIR prepara uma exposição que contará a trajetória de vida da escritora, além de muitas outras atrações que podem ser conferidas no site do evento.

2 – Festival do Livro de Joinville

E também começa em 8 de junho o Festival do Livro de Joinville, em Santa Catarina. O evento acontecerá até o dia até o dia 18 do mesmo mês e está recheado de boas atrações, com uma programação bastante diversificada.

Entre as personalidades literárias confirmadas para o festival deste ano estão Walcyr Carrasco, Miriam Leitão, Raphael Montes, Paula Pimenta e muitos outros escritores. Toda a programação do Festival já está disponível no site do evento.

3 – Feira do Livro de Brasília

Ainda no mês de junho, entre os dias 16 e 25, acontecerá a 33ª Feira do Livro de Brasília. O evento é organizado pela Câmara do Livro do Distrito Federal e neste ano abordará o tema “Inclusão e Cidadania”.

A Feira do Livro da capital federal é o maior evento literário do Centro-Oeste brasileiro e contará com mais de 100 expositores, entre livrarias, editoras, distribuidoras e revistas.

4 – Festival Literário Internacional de Paraty

Um dos eventos literários mais importantes e conhecidos em todo o mundo, o Festival Literário Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro, será realizado entre os dias 26 e 30 de julho.

A Flip acontece desde 2003 e este ano chega a sua 15ª edição, que irá homenagear a obra do escritor carioca Lima Barreto.

Eu estive em Paraty em um festival de jazz no ano passado e posso afirmar que a cidade tem uma grande variedade de atrações para os turistas, que, além de participarem da feira literária, poderão aproveitar o passeio para conhecer um pouco da história do período colonial brasileiro.

Veja mais sobre o Flip no site do evento.

5 – Bienal Internacional do Livro Rio

A Bienal Internacional do Livro Rio é um dos maiores eventos literários do país e neste ano acontecerá de 31 de agosto a 10 de setembro.

Serão onze dias de feira com uma grande variedade de atrações para o público, como debates, bate-papos com personalidades e escritores, além de atividades culturais que promovem a leitura.

No site da Bienal Rio é possível acompanhar a extensa programação para o evento deste ano.

6 – Festival Literário de Araxá

A cidade mineira de Araxá também prepara seu Festival Literário, que está programado para acontecer de 15 a 19 de novembro. A programação do Fliaraxá ainda não foi divulgada, mas você pode ficar de olho nas novidades pelo site do evento.

E você, conhece algum outro evento literário que acontecerá neste ano? Compartilhe com a gente!

Mineiro, jornalista, escorpiano, leitor de boas histórias, amante de práticas saudáveis, apaixonado pela natureza e por boas vibrações.

Deixe uma resposta