Semana Monteiro Lobato – SML Experience

Começa hoje a Semana Monteiro Lobato, o acontecimento literário mais antigo do Brasil! Realizado desde 1953, esse evento ocorre sempre na semana em que se comemora o aniversário do escritor taubateano, que nasceu no dia 18 de abril. O objetivo é divulgar as ideias do autor e preservar sua memória.

E é claro que a terra natal de Lobato não podia ficar de fora. Pelo segundo ano consecutivo, o Taubaté Shopping realiza a SML Experience, que oferece uma programação multicultural gratuita e aberta ao público.

Neste ano, participarão do evento nomes como a referência em chick-lit Carina Rissi, a romancista de literatura jovem Chris Melo, os escritores de literatura fantástica Carolina Munhóz e Raphael Draccon, a vencedora do Prêmio Jabuti Heloisa Prieto, além de músicos, jornalistas e digital influencers.

Toda a programação acontece em dois espaços situados na área chamada de Alameda Cultural, próximo à Livraria Leitura. O Taubaté Shopping fica na Avenida Charles Schneider, 1.700, no bairro Vila Costa.

Programação
Segunda-feira – 17 de abril

Abertura da exposição “Retrorreciclagem”, do designer e ilustrador Bruno Honda

O espaço reúne obras confeccionadas com materiais recicláveis. Estarão expostos, por exemplo, os Olavos de papelão, Monteiro Lobato feito em embalagem de desodorante e um Batman recriado em pedra. No local também serão realizadas oficinas gratuitas sobre reciclagem para crianças.

Terça-feira – 18 de abril

20h – Palestra: “Mentira que parece verdade: os jovens não leem e não gostam de ler”, com prof. João Luís Ceccantini, do Instituto Pró-Livro

Professor e pesquisador de literatura infanto-juvenil, João Luís Ceccantini é co-autor da obra “Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil” e autor do texto “Mentira que parece verdade: os jovens não leem e não gostam de ler”, publicado no livro Retratos da Leitura no Brasil 4, do Instituto Pró-Livros.

Quarta-feira – 19 de abril

20h – Palestra: “Furação da Botucúndia”, com Vladimir Sacchetta

Vladimir Saccheta é um dos maiores pesquisadores do escritor Monteiro Lobato no país. Foi coautor do livro “Monteiro Lobato: Furação na Botocúndia” e ganhador do prêmio  Jabuti nas categorias Livro do Ano e Ensaio e Biografia, outorgados pela Câmara Brasileira do Livro em 1998. É curador e diretor geral do projeto Memória 1998/Monteiro Lobato e consultor da Editora Globo na reedição da obra adulta e infantil de Monteiro Lobato. Formado em direito e jornalismo, é diretor da Porviroscópio Projetos e Conteúdos.

Quinta-feira – 20 de abril

20h – Palestra: “Mercado do Livro e Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil”, com Vera Esaú, da Câmara Brasileira de Livros

Vera Esaú é gerente de relações institucionais da Câmara Brasileira do Livro, onde também foi gerente de comunicação. Atuou por 15 anos na Livraria Saraiva e também nas editoras Ática e Melhoramentos.

Sexta-feira – 21 de abril

15h – Workshop “Retrorreciclagem”, com o designer e ilustrador Bruno Honda da Maurício de Sousa Produções

Natural de Pindamonhangaba, Bruno Honda é formado em publicidade. É designer e coautor da série Turma da Mônica em toy art, da Maurício de Sousa Produções, onde se tornou designer-chefe.

16h30 – Mesa-redonda: “Literatura Fantástica e Folclore nacional”, com os escritores Gustavo Rosseb e Maurício Pereira

Gustavo Rosseb é autor da série “As Aventuras de Tibor Lobato”, na qual ambienta personagens do folclore brasileiro nos tempos modernos. A trilogia, que mistura “Sítio do Pica-Pau Amarelo” com elementos de “Harry Potter” e “Desventuras em Série”, já tem duas obras lançadas: “O Oitavo Vilarejo” e  “A Guardiã de Muiraquitãs”.

O taubateano Maurício Pereira é escritor, ilustrador, designer e quadrinista. Apaixonado pelo folclore brasileiro, tem mais de 10 títulos publicados no Brasil e no exterior. Seu primeiro livro, “Contos de Assombração”, foi publicado em 2006.

18h – Palestra: “À mesa com escritores nacionais”, com Denise Godinho

Denise Godinho é jornalista e autora do blog Capitu Vem para o Jantar, no qual reproduz receitas citadas em livros, filmes, seriados e músicas. Em seu primeiro livro, homônimo do blog, apresenta receitas da compota de maçã de “O Morro dos Ventos Uivantes”, a cerveja amanteigada da série “Harry Potter” e a cocada de “Dom Casmurro”.

Sábado – 22 de abril

14h – Palestra e sessão de autógrafos com a escritora Chris Melo

Conhecida pelos fãs como a “Nicholas Sparks brasileira”, a paulista Chris Melo é autora de 4 romances e um livro de crônicas voltados ao público jovem adulto. Seus livros mais recentes são “Sob a luz dos seus olhos” e “Sob um milhão de estrelas”.

15h30 – Oficina de literatura gótica sobre o escritor William Hope Hodgson, com Heloisa Prieto e Victor Serra

A oficina tratará sobre o autor inglês William Hope Hodgson (1877-1918) a partir da leitura compartilhada de trechos de sua obra. Haverá, ainda, exercícios criativos com os participantes e debate sobre obras de mistério, aventura e suspense.

Autora de 76 obras de ficção e fantasia e ganhadora de inúmeros prêmios, como o Jabuti, Heloísa Prieto é pesquisadora de literatura de suspense, mitos e lendas. Entre suas publicações recentes encontram-se “A casa da beira do abismo”, o “Livro da Paz” e “O guardião da floresta e outras histórias que você já conhece”.

Poeta, tradutor, performer e professor, Victor Scatolin Serra trabalha há cinco anos em parceria com a escritora Heloísa Prieto, atuando em projetos que envolvem literatura e educação. Desde 2008, integra o grupo RIVΞЯΛO, que se dedica ao design da linguagem verbivocovisual.

17h – Bate-papo e sessão de autógrafos com a escritora Carina Rissi

Carina Rissi é autora da série “Perdida”, que ganhou os mercados nacional e internacional, sendo publicada em Portugal, Rússia, Ucrânia e Itália. Também escreveu outros best-sellers como “Procura-se um marido”, “No mundo da Luna” e “Mentira Perfeita”. Seus livros já venderam mais de 300 mil exemplares.

18h30 – Palestra com o designer e ilustrador Bruno Honda, da Mauricio de Sousa Produções

Natural de Pindamonhangaba, Bruno Honda é formado em publicidade. É designer e coautor da série Turma da Mônica em toy art da Maurício de Sousa Produções, onde se tornou designer-chefe.

Domingo – 23 de abril

14h – Contação de história: “Maria Sabida e João do Uia”, com Cristiane Velasco e Fernando Almeida

Essa oficina é baseada no livro “Maria Sabida e João do Uia”, da editora Panda Books, escrito pela educadora e contadora de histórias Cristiane Velasco. A apresentação conta com a participação do músico Fernando Almeida.

15h – Mesa Redonda: “As mil faces de um digital influencer no Vale do Paraíba”, com Michelli (Chell), Marcela Cerqueria, Marília Morais, Thiago Galvão e Armindo Ferreira

Michelli (Chell), do blog Tinha que ser a Chell, é mineira, ilustradora, empreendedora e designer.

A youtuber Marcela Cerqueira, do canal Fala Marcela, participa pelo segundo ano consecutivo da SML e fala sobre suas experiências no universo digital.

A paulista Marília Morais cursa faculdade de publicidade e dedica-se desde 2015 ao blog Ma Morais, onde compartilha dicas de moda, lifestyle e maquiagem.

Armindo Ferreira é um dos principais blogueiros e produtores de conteúdo do Vale do Paraíba. Editor do Blog do Armindo, foi escolhido pela ABRADi-SP como um dos três mais importantes profissionais de marketing de conteúdo do Estado de São Paulo e pelo youPIX como uma das 30 pessoas mais influentes no universo digital do país. É consultor de inovação, marketing e negócios e autor de dois livros na área de uso da tecnologia na educação.

Mediação: Thiago Galvão

16h30 – Palestra e sessão de autógrafos com os escritores Carolina Munhóz e Raphael Draccon

Raphael Draccon é editor e autor da série “Dragões de Éter”, que vendeu mais de 300 mil cópias e encabeçou a lista de mais vendidos de países como o Brasil, México e Portugal. Também é autor da saga “Legado Ranger”. Foi um dos roteiristas da série “Supermax”, da Rede Globo.

Jornalista, roteirista e romancista, Carolina Munhoz é autora de oito livros, entre eles “Por um toque de Ouro” e “Por um toque de sorte”. Foi eleita melhor escritora pelo Prêmio Jovem Brasileiro por seu primeiro livro, “A Fada”, e best author pelo Vox Populi do prêmio norte-americano Shorty Awards.

Os dois autores, que são casados, são considerados o casal da literatura fantástica nacional. Atualmente residem em Los Angeles.

18h – Palestra e lançamento do livro “Não há tempo a perder”, com Amyr e Marina Klink

Amyr e Marina Klink falarão sobre os livros “Não há tempo a perder”, um relato autobiográfico da trajetória de navegador de Amyr, e “Antarctica, um olhar nômade”, composto de fotografias feitas por Marina. As obras apresentam uma reflexão sobre a nossa responsabilidade pela preservação da vida.


Gente, essa programação está muito boa e tem um feriado chegando para aproveitar! Bora lá?!

Taurina, jornalista, casada com o Xu e mãe de um poodle preto chamado Bruce (Wayne). Poderia viver eternamente de doces e livros.

Deixe uma resposta