Vidas muito boas: novo livro de J.K. Rowling

Em junho de 2008, nossa amada – idolatrada, salve, salve – J.K. Rowling fez um discurso de paraninfa na Universidade de Harvard. O texto foi tão inspirador que a editora Little Brown and Company o transformou em um livro de 80 páginas lançado em inglês em 2015.

A novidade é que a versão em português da obra chegará às livrarias brasileiras daqui a menos de um mês, no dia 7 de outubro! Publicado pela editora Rocco, o livro Vidas muito boas – as vantagens do fracasso e a importância da imaginação terá, ainda, ilustrações de Joel Holland.

Confira a capa:

É impossível viver sem falhar em alguma coisa, a menos que você viva tão cautelosamente que poderia muito bem não ter vivido em absoluto – e nesse caso, você falha por não comparecimento.

O discurso de Rowling em Harvard mostra como o fracasso é parte essencial do sucesso. E de “fracasso” ela entende! Antes de se tornar mundialmente famosa e bilionária, a autora passou por um casamento abusivo, pobreza e depressão – a qual acabou inspirando os dementadores da série Harry Potter.

Mas sua imaginação foi maior que seus obstáculos e ela decidiu continuar escrevendo uma história mágica que já tinha surgido em sua cabeça em uma viagem de trem. Sem emprego, ela terminou os dois primeiros livros à mão em um café barato perto de sua casa.

O fundo do poço se tornou a base sólida sobre a qual reconstruí minha vida.

Com os livros em mãos, Rowling começou a tentar emplacar Harry Potter em alguma editora, mas mais de 10 empresas rejeitaram o manuscrito (e devem se arrepender até hoje). Finalmente, uma pequena editora britânica, a Bloomsbury Publishing decidiu arriscar – ainda bem! Diante disso, nossa escritora mágica se tornou uma defensora da persistência, da resiliência e da busca pelo seu propósito, mesmo que outros te digam para seguir um caminho diferente.

Nós não precisamos de magia para transformar o mundo. Já trazemos todo o poder de que necessitamos dentro de nós mesmos: possuímos o poder de imaginar melhor.

O discurso de J.K. Rowling em Harvard também pode ser conferido neste vídeo:

Já quero esse discurso real e inspirador na minha estante!

Taurina, jornalista, casada com o Xu e mãe de um poodle preto chamado Bruce (Wayne). Poderia viver eternamente de doces e livros.

1 Comment

  1. Só vi alguns trechos desse discurso e achei realmente inspirador! Essa mulher escreve e fala muito bem e essa edição do livro parece estar linda! Não vejo a hora de colocar as mãos no meu exemplar (porque vou comprar, é claro! Rsrs)
    Beijos

Deixe uma resposta